INSIGHTS

Glossário de GC

Este glossário foi extraído das versões em três idiomas do Guia Prático de Governança Corporativa elaborado pelo IFC – International Finance Corporation – e OCDE – Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico, com apoio do GCGF – Global Corporate Governance Forum, nos anos de 2009 e 2010, com a ativa participação da fundadora da Better Governance, Sandra Guerra.

T

Teoria da agência

Estrutura teórica utilizada para descrever a relação de poder e interesses entre o principal (o acionista) que contrata uma segunda pessoa, um executivo (o agente) para agir em seu nome.

A theoretical framework used to describe the relationship of power and interest between someone – the principal – who hires a second party – the agent – to act on his behalf.

Marco teórico utilizado para describir la relación de poder y los derechos entre una persona (el representado), que contrata a otra (el representante o agente) para que actúe en su nombre.

Transparência

Princípio de governança corporativa relativo à publicação e divulgação de informações relevantes para as partes interessadas.

The corporate governance principle of publishing and disclosing information relevant to stakeholders’ interests.

Principio de gobierno corporativo de publicar y divulgar información pertinente sobre los intereses de los accionistas.

Compartilhe esta página:

Iniciar conversa
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos ajudar?