Equipe
Para nós, da Better Governance, o ativo mais valioso de que dispomos é a experiência e o conhecimento reunidos por nosso time, integrado por consultores com mais de 25 anos de vivência em todos os aspectos relacionados ao mundo dos negócios e às questões de governança corporativa (GC), pois foram ou continuam sendo administradores. A essa perspectiva pragmática, adicionam-se a contribuição que vêm dando à elaboração de políticas de GC em organismos nacionais e internacionais e o reconhecimento recebido como autores de livros e artigos acadêmicos na área.
É esse conjunto de competências que viabiliza o desenvolvimento de nossas ferramentas metodológicas exclusivas, baseadas em conceitos inovadores com soluções capazes de antecipar demandas e endereçar os futuros desafios em governança de nossas organizações-clientes. Mais do que nos manter atualizados, nosso time está na vanguarda das teorias e práticas, atuando como agentes de mudança para impulsionar a governança no Brasil e no mundo.
Equipe Better Governance
Sandra Guerra
Sócia-fundadora
Uma das precursoras de governança corporativa no Brasil, Sandra tem atuado como conselheira e presidente de conselhos de administração desde 1995. Sua experiência reúne atuação em conselhos de empresas listadas, fechadas, de controle familiar, de controle estatal, além de organizações sem fins lucrativos no Brasil e no exterior. Em quase 30 anos de vivência em governança corporativa, ela integrou o grupo de fundadores do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), onde foi a presidente do conselho da entidade por quatro anos, de 2012 a 2016. Foi também conselheira da International Corporate Governance Network (ICGN) por duas vezes, conselheira do GRI e membro do council do IIRC no momento do lançamento do Relato Integrado. É graduada em Comunicação pela Universidade Paulista e mestre em Administração de Empresas pela FEA-USP (2009), além de ser certificada como Conselheira de Administração pelo IBGC e como Mediadora pelo CEDR-Centre for Effective Dispute Resolution (Reino Unido). Em julho de 2024, recebeu o prêmio “Lifetime Achievement Award” da ICGN como reconhecimento à sua dedicação e visão ao longo de sua carreira. Seu foco de pesquisa tem sido o conselho de administração, órgão máximo de governança, que, sob as lentes da abordagem comportamental, também assume protagonismo como tema de seu livro “A Caixa-Preta da Governança. Conselhos de Administração por Quem Vive Dentro Deles”, Editora Record, publicado em 2017, agora em sua 4a. edição, e publicado em 2021 em inglês pela Routledge com o título “The Black Box of Governance. Boards of Directors revealed by those who inhabit them”.
Nelson Azevedo
Líder de GC para empresas fechadas, familiares e outros tipos de organizações
Conselheiro e executivo C-level com mais de 25 anos de experiência em gestão de empresas e unidades de negócios nos segmentos de varejo, mídia, private equity e educação, Nelson já liderou operações e projetos voltados à profissionalização & performance, inovação e transformação digital no Brasil e na América Latina. Membro das comissões Conselho do Futuro e Mercado de Capitais & Comunicação do IBGC, atua no ecossistema de startups como conselheiro, consultor, mentor em estratégia e governança dinâmica, além de ser investidor em empresas de tecnologia em diversos setores.
Patrícia Pellini
Líder de GC para empresas abertas/listadas
Com mais de 30 anos no mercado de capitais, atuou na área de investimentos e na Bolsa de Valores (atual B3). Como Superintendente de Regulação, participou dos processos de revisão do Novo Mercado, da criação do Regulamento de Emissores e de várias iniciativas relacionadas à capitalização de empresas, tendo vivenciado o boom de IPOs, o surgimento das corporations e a adoção das poison pills, bem como o movimento de fechamento de capital, das OPAs e das reorganizações societárias, coordenando a análise e a estruturação de vários desses processos. Administradora de empresas e especialista em finanças, pela EAESP/FGV; advogada, bacharel e mestre, pela PUC-SP; conselheira certificada pelo IBGC e ESG Investing pelo CFA Institute.
Valter Faria
Líder de GC para mercado de capitais e engajamento com investidores
Com mais de 30 anos de experiência em Mercado de Capitais e Relações com Investidores (RI), Comunicação e Governança, Valter foi o primeiro consultor de RI do país ao atuar como Managing Partner da Thomson Reuters para a América Latina, tendo liderado mais de uma centena de programas de RI e Governança, incluindo IPO’s no Brasil e na NYSE. Como líder da prática de Investor Engagement & Capital Market, a partir de estratégias especialmente desenhadas para ampliar o diálogo e o mútuo entendimento com investidores e outros stakeholders, Valter também prepara conselheiros e conselhos para mitigar riscos e criar valor diante da crescente pressão em favor da adoção de agendas em ESG.
Alessandra Polastrini
Consultora
Economista com MBA em Administração Econômica e Financeira de Empresas, Alessandra atuou por mais de 17 anos em posições financeiras e de relações com investidores nos setores de telecom, bancário, energia e logística. Tem vivência no ambiente regulatório do mercado de capitais, tendo integrado ainda a equipe da Bovespa (atual B3) e do convênio ANBIMA-CVM. Foi coordenadora da Comissão Técnica do IBRI e da Comissão de Mercado de Capitais da ABRASCA, além de ter integrado o Grupo de Trabalho para fomento do Relato Integrado, coordenado pelo BNDES em parceria com o IIRC.
Cristina Sant’Anna
Consultora
Jornalista especializada na coleta, organização e edição de dados, Cristina dedica-se na Better Governance ao tratamento qualitativo das informações obtidas nas entrevistas individuais realizadas com conselheiros e executivos C-level. É ghost writer de livros técnicos com ênfase nas áreas de administração e negócios, governança corporativa, marketing e RH, além de estruturar e desenvolver narrativas corporativas para relatórios ESG. Atua ainda como tradutora. Graduação em Jornalismo na USP, pós-graduação em Administração na FGV/SP (CEAG) e especialização em Edição na UNESP.
Lucas dos Santos Costa
Analista Sênior
Administrador e pesquisador, com mestrado em administração na linha de métodos quantitativos pela FEA-USP. Doutorando em administração pelas Universidade de São Paulo (Brasil) e Universidade de Radboud (Países Baixos) com foco em desenvolvimento metodológico. Possui em seu portfólio a atuação em mais de 70 projetos de consultoria em análise de dados. Atua como professor nos cursos de MBA da FIA Business School e ESALQ (USP) nas áreas de análise de dados e pesquisa; e atuou na revisão da metodologia de avaliação de cursos (ESPM). Possui mais de 30 premiações de mérito acadêmico e 90 publicações acadêmicas.
Aline Moraes
Analista
Economista especializada em dados e pesquisas na área de governança corporativa, Aline dedica-se na Better Governance à coleta, organização e tratamento de dados quantitativos. Possui graduação e mestrado em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia, além de cursos de especialização em Economia Aplicada pela Universidade de Vigo, Espanha. Foi participante do Programa de Intercâmbio do Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência (CADE) e, por sua vivência na área de pesquisas, atualmente, também ministra cursos para empresas e instituições governamentais.
Fernanda Azevedo
Diretora administrativa
Sócia da Better Governance, Fernanda é responsável por coordenar a área administrativa, englobando a gestão de marketing e das atividades financeiras da empresa. Administradora de Empresas pela FAAP (1995) e pós-graduada em Marketing pela ESPM (1997), desenvolveu sua carreira por mais de 20 anos na área de marketing e trade marketing, atuando no Brasil e no exterior em empresas de distintos segmentos de produtos e serviços, entre elas, Warner Bros, Reckitt Benckiser e Zespri Brasil. Foi também executiva e diretora de contas em agências de comunicação e design gráfico.
Compartilhe esta página: