Nossos Serviços

Governança e Mercado de Capitais

Preparação da governança para eventos de liquidez

ACESSAR O MERCADO DE DÍVIDA E EQUITY:

Soluções na medida das reais necessidades de clientes, desde o diagnóstico de iniciativas que adicionam valor em transações, como total suporte para implementação de atividades preparatórias de governança corporativa, relacionamento com investidores e comunicação corporativa, cobrindo além dos relevantes temas econômico-financeiros e operacionais para, também, explorar os aspectos socioambientais e de governança (ESG, na sigla em inglês).

ATUAR COM NOVOS SÓCIOS (ESTRATÉGICOS OU INSTITUCIONAIS):

Busca-se as práticas e mecanismos de diálogo que assegurem a harmonia entre os sócios e entre sócios e conselho, e deste último com os executivos, independente de sua origem.

ATUAR EM MODELOS DE JOINT-VENTURES E PÓS M&A:

Serviço específico para joint-ventures ou pós-transação societária de fusão ou aquisição (M&A). O objetivo é estruturar um modelo unificado de GC para os negócios resultantes, que já foi aplicado com sucesso em duas diferentes circunstâncias:

• criação de um modelo unificado de GC antes da concretização da joint-venture
• unificação dos diferentes modelos de GC após a transação.

Em qualquer caso, buscam-se as práticas e mecanismos que assegurem a harmonia entre os sócios e entre sócios e conselho, e deste último com os executivos, independente de sua origem.

PREPARAR PARA A JORNADA DE IPO:

• Conjunto de serviços integrados e abrangentes – antes, durante e depois da IPO, e que incluem a interação com investidores.
• Suporte ao cliente desde a fase da preparação e análise da oportunidade da IPO até a efetiva oferta inicial das ações e o período pós-lançamento dos papéis, o que inclui a realização da primeira Assembleia Geral Ordinária (AGO) com os novos acionistas.
• Auxiliar na montagem das equipes de governança e relações com investidores, a Better Governance também prove total apoio às áreas jurídica, contábil e de relações públicas da empresa em cada etapa do processo da IPO.

Pré-IPO Pós-IPO
Análise interna da empresa e análise dos pares Revisão do portfólio de acionistas vs. livro de alocação de ações
Avaliação das práticas de governança corporativa Planejamento do conteúdo do website
Benchmarking global Plano de ações junto a acionistas
Análise dos resultados e planos de melhorias Definição de programa de road show do RI
Esboço do novo modelo de governança corporativa Mentoria e treinamento durante a operação assistida
Implementação dos processos de governança corporativa Atividades de preparação da AGO e providências pós-AGO
Formação e capacitação das áreas de governança e relações com investidores Implementação e manutenção do sistema de governança

 

Jornada do conselho no engajamento com investidores

É inequívoca a importância estratégica de um programa de engajamento com investidores/acionistas, especialmente diante do ativismo de alguns investidores institucionais e da crescente importância dos temas ESG.

O diferencial está em estabelecer canais de diálogos com gestores (buy-side) e analistas de investimento (sell-side) estrategicamente selecionados, e também pode envolver o engajamento de consultorias especializadas em recomendação de voto (conhecidas como proxy advisory firms*²) que tomam ou influenciam fortemente muitas das decisões que impactam as corporações de hoje.

Alguns desses serviços especiais de apoio a Conselheiros envolvem:

• Estudos de percepção para identificar lacunas de conhecimentos e sentimentos dos principais investidores
• Elaboração de Manuais de Assembleia
• Mentoria e coaching de conselheiros para estabelecer diálogos diretamente com investidores institucionais e analistas de Proxy Advisory
• Criação de dashboards para que conselheiros possam continuamente monitorar percepções e tendências de mercado para antecipar reações e tomada de decisão

O foco principal desse processo são os aspectos de ESG que os investidores esperam entender, a partir da compreensão da visão do conselho sobre as prioridades e metas da organização em relação aos fatores ESG.

² Glass Lewis & Co, ISS – Institutional Shareholder Services, entre outros.

 

 Voltar ao topo

 

 

Compartilhe esta página: