Conhecimento

Sobre o livro

Com conteúdo atualizado e ampliado, na 4ª edição do livro A Caixa-Preta da Governança – Conselhos de administração por quem vive dentro deles, Sandra Guerra, uma das precursoras de governança corporativa (GC) no Brasil, que atua há mais de 25 anos em conselhos de empresas listadas, fechadas, de controle familiar, de controle estatal, além de organizações sem fins lucrativos no Brasil e no exterior, identifica os vieses cognitivos – individuais e de grupo – capazes de desviar os conselhos de administração (CA) de um processo decisório mais robusto e eficaz, com base em 31 entrevistas com experts em GC brasileiros e internacionais e em três pesquisas, sendo a mais recente de 2020 com 340 conselheiros de 40 países. Em seguida, adotando o que chama de “bússola comportamental”, aplica em situações práticas os instrumentos dessa abordagem, que podem mitigar os efeitos nocivos desses vieses, potencializando a geração sustentável de valor para todas as partes interessadas (stakeholders), não somente os acionistas.

Diante de um ambiente de negócios de crescente complexidade e novos fatores de risco disruptivo, que vão das desastrosas consequências da pandemia da Covid-19, às mudanças climáticas e à ameaça de um colapso cibernético, nessa 4ª edição atualizada, Sandra Guerra destaca a relevância que vem sendo conquistada nos CAs pelas questões de ESG (Environmental, Social, Governance) e demonstra com pesquisas e relatos empíricos como a abordagem comportamental pode conduzir os conselhos de administração a cumprir com mais eficácia um de seus papéis, que é identificar e discutir prévia e precocemente os potenciais riscos para a continuidade dos negócios.

Em um dos prefácios da obra, Karina Litvack, conselheira independente na Eni S.p.A. e conselheira na BSR (Business for Social Responsibility) e no CFA Institute, afirma: “Este livro sobre governança corporativa não é comum. (...) É o mais próximo que se pode chegar do aprendizado pela experiência prática quando se lê um livro. (...) Engenhosamente, o texto apresenta uma visão panorâmica de todas as principais pesquisas acadêmicas sobre governança somada a histórias da vida real contadas por pessoas de carne e osso, que falam abertamente sobre o melhor e o pior da natureza humana nesse mundo de incertezas — às vezes, inglório — que são os conselhos de administração.”

 Voltar ao topo

 

Venda on-line

     Amazon: www.amazon.com.br
     Americanas: www.americanas.com.br
     Livraria Florence: www.livrariaflorence.com.br
     Livrarias Curitiba: www.livrariascuritiba.com.br
     Livraria da Travessa: www.travessa.com.br
     Magazine Luiza: www.magazineluiza.com.br

 Voltar ao topo

 

Eventos de Lançamento da 1ª Edição

Painel de abertura com a autora Sandra Guerra e debate seguido de autógrafos e coquetel.

Data Local Debatedores
23/08/2017, a partir das 18h30min – Veja como foi Livraria Cultura – Shopping Iguatemi – Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.232 – Piso 3 – Jardim Paulistano – São Paulo/SP Henrique Luz, sócio e membro do Comitê Executivo de Liderança, PwC Brasil, César Souza, presidente e fundador do Grupo Empreenda, Fernando Carneiro, líder das Práticas de Conselhos de Administração e Sucessão de CEOs, SpencerStuart Brasil e América Latina, e Luiz Carlos Cabrera, sócio-fundador da Panelli, Motta, Cabrera e Associados

Lançamentos anteriores

Data Local Debatedores
10/05/2017, a partir das 18h30min – Veja como foi Sede Santander – Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2041, Vila Olímpia, Auditório 4º andar – São Paulo/SP Sérgio Rial, presidente do Santander Brasil, e Alexandre Silva, presidente do Conselho da Administração da Embraer
23/05/2017, a partir das 18h30min – Veja como foi Livraria Cultura – Shopping Curitiba – Curitiba/PR Fernando Soares Mitri, ex-presidente do Conselho de Administração da Positivo Tecnologia S.A., e Lucas Raduy Guimarães, sócio, VP e conselheiro da Positivo Participações S/A
19/06/2017, a partir das 18h30min – Veja como foi Livraria Cultura – Bourbon Shopping Country – Porto Alegre/RS José Galló, Diretor Presidente e Conselheiro da Renner S.A., e Eduardo Sirotsky Melzer, Presidente do Grupo RBS e Presidente do Conselho de Administração do Grupo RBS
20/06/2017, a partir das 18h30min – Veja como foi The One Business – Av. Raja Gabaglia, 1143, Salão A, Bairro Luxemburgo – Belo Horizonte/MG Salim Mattar, Presidente do Conselho de Administração da Localiza S.A., e Marcello Spinelli, Diretor Presidente da VLI Logística S.A.
26/06/2017, a partir das 19h30min – Veja como foi Livraria da Travessa – Shopping Leblon – Rio de Janeiro/RJ Arminio Fraga, sócio fundador da Gávea Investimentos e ex-conselheiro de empresas e ONGs, e Pedro Parente, presidente da Petrobras e Presidente do Conselho de Administração da B3, empresa resultante da fusão entre BM&FBOVESPA e CETIP
 Voltar ao topo

 

Press-release

EFEITOS DOS VIESES COGNITIVOS NO RADAR DA GOVERNANÇA CORPORATIVA

Com novas entrevistas e pesquisas, livro amplia e atualiza o debate sobre as questões comportamentais que podem desviar empresas de um processo decisório mais robusto e eficaz

Com conteúdo atualizado e ampliado, foi lançada em 29/10/2021, a 4ª edição do livro A Caixa-Preta da Governança – Conselhos de administração por quem vive dentro deles, de Sandra Guerra, uma das precursoras de governança corporativa (GC) no Brasil, que atua há mais de 25 anos em conselhos de empresas listadas, fechadas, de controle familiar, de controle estatal, além de organizações sem fins lucrativos no Brasil e no exterior.

Com conteúdo atualizado e ampliado, será lançada em 29/10, a 4ª edição do livro A Caixa-Preta da Governança – Conselhos de administração por quem vive dentro deles, de Sandra Guerra, uma das precursoras de governança corporativa (GC) no Brasil, que atua há mais de 25 anos em conselhos de empresas listadas, fechadas, de controle familiar, de controle estatal, além de organizações sem fins lucrativos no Brasil e no exterior.

Com base em 31 entrevistas com experts em GC brasileiros e internacionais e em três pesquisas, sendo a mais recente de 2020 com 340 conselheiros de 40 países, a autora identifica os vieses cognitivos – individuais e de grupo – capazes de desviar os conselhos de administração (CA) de um processo decisório mais robusto e eficaz. Em seguida, adotando o que chama de “bússola comportamental”, aplica em situações práticas os instrumentos dessa abordagem, que podem mitigar os efeitos nocivos desses vieses, potencializando a geração sustentável de valor para todas as partes interessadas (stakeholders), não somente os acionistas.

Diante de um ambiente de negócios de crescente complexidade e novos fatores de risco disruptivo, que vão das desastrosas consequências da pandemia da Covid-19, às mudanças climáticas e à ameaça de um colapso cibernético, nessa 4ª edição atualizada, Sandra Guerra destaca a relevância que vem sendo conquistada nos CAs pelas questões de ESG (Environmental, Social, Governance) e demonstra com pesquisas e relatos empíricos como a abordagem comportamental pode conduzir os conselhos de administração a cumprir com mais eficácia um de seus papéis, que é identificar e discutir prévia e precocemente os potenciais riscos para a continuidade dos negócios. Em um dos prefácios da obra, Karina Litvack, conselheira independente na Eni S.p.A. e conselheira na BSR (Business for Social Responsibility) e no CFA Institute, afirma: “Este livro sobre governança corporativa não é comum. (...) É o mais próximo que se pode chegar do aprendizado pela experiência prática quando se lê um livro. (...) Engenhosamente, o texto apresenta uma visão panorâmica de todas as principais pesquisas acadêmicas sobre governança somada a histórias da vida real contadas por pessoas de carne e osso, que falam abertamente sobre o melhor e o pior da natureza humana nesse mundo de incertezas — às vezes, inglório — que são os conselhos de administração.”

A 4ª edição do livro A Caixa-Preta da Governança – Conselhos de administração por quem vive dentro deles foi lançada no dia 29/10/2021 em um webinar no qual a autora, além de apresentar as principais novidades dessa nova versão do livro, conversará sobre os temas mais atuais de governança corporativa, com:

• José Luciano Penido, presidente do conselho de administração da Vale e conselheiro da Algar e Hermes Pardini
• Ana Paula Pessoa, presidente do conselho de administração do Crédit Suisse Europa e conselheira de Newscorp, Vinci, Cosan e Suzano
• Bruno Lasansky - CEO da Localiza

 Voltar ao topo

 

“A Caixa-Preta da Governança” na mídia

10/08/2018 – InfoMoney/IMTV – Upside

Conselho de administração e criação de valor nas empresas

Entrevista com Sandra Guerra no programa Upside, da IMTV, canal do InfoMoney na internet.

03/08/2018 – Podcast Spotify 3W50

A Caixa Preta da Governança – De Roni Chittoni

Sandra Guerra, conselheira de administração, jornalista, pesquisadora e integrante fundadora do IBGC, responde, com seu livro, a pergunta: até onde os comportamentos humanos influenciam as decisões de um Conselho de Administração?

28/02/2018 – Firjan – Papo de Expert

Governança Corporativa, com Sandra Guerra

Quais são os dilemas, responsabilidades, conflitos e desafios dos conselheiros de administração? Mestre em Administração pela FEA-USP, Sandra Guerra atua há mais de 22 anos como conselheira de administração e governança corporativa. Ela fala ao IEL sobre o tema.

Agosto de 2017 – Revista Bens & Serviços

Bastidores e desafios da administração empresarial

01/08/2017 – IBGC em Foco

Palestrante em foco

Palestrante do 65º Encontro de Conselheiros Certificados IBGC, em São Paulo, realizado em junho, Sandra Guerra concedeu entrevista ao IBGC em Foco e comentou sobre o seu novo projeto de pesquisa, as avaliações de conselho e como foi o processo de pesquisa para o seu livro, lançado em maio, “A Caixa-Preta da Governança”.

28/07/2017 – Rádio CBN – Gestão Descomplicada

“A caixa-preta da governança” é um bom livro para conselheiros

A obra de Sandra Guerra mostra o comportamento dos conselhos. A leitura vale por abordar o tema com exemplos da rotina.

21/07/2017 – Blog Economia Comportamental

“A Caixa Preta da Governança”: um livro necessário

Lançado em maio passado, o livro “A Caixa Preta da Governança”, de Sandra Guerra, apresenta uma contribuição fundamental para a disseminação e aplicação dos conceitos e lições da ciência comportamental no meio empresarial brasileiro.

12/07/2017 – Capital Aberto

Nos bastidores dos conselhos

Um novo ângulo sobre a dinâmica dos boards e sua eficácia na condução da governança empresarial.

07/07/2017 – Rádio CBN – Mundo Corporativo

Boa governança evita problemas éticos na empresa, diz Sandra Guerra

Cada vez mais empresas médias e familiares têm adotado conselhos de administração como uma boa prática para diminuir conflitos de interesse e reduzir riscos que surgem diante de atitudes equivocadas. Para entender como essas experiências podem ajudar inclusive quem tem um pequeno negócio, mas uma grande preocupação com sua reputação, o jornalista Mílton Jung, no programa Mundo Corporativo, da rádio CBN, entrevistou Sandra Guerra, fundadora do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.

30/06/2017 – Blog da Governança

Jabuti não sobe em árvore

29/06/2017 – Folha de S.Paulo

‘A Caixa-Preta da Governança’ reúne conselhos de administradores experientes

Publicado pela editora Best Business, o livro “A Caixa-Preta da Governança”, de Sandra Guerra, é uma espécie de guia para que conselheiros e executivos possam atuar de forma mais confiante e tranquila na interação com os pares, acionistas e executivos.

28/06/2017 – Site do IBEF Rio de Janeiro

A Caixa-Preta da Governança

27/06/2017 – Site Segredos dos Famosos

5 comportamentos dos conselheiros que prejudicam a governança corporativa – Forbes Brasil

21/06/2017 – Zero Hora

Rede Social por Júlia Alves

Sandra Guerra lança livro em evento com painel sobre governança corporativa em Porto Alegre.

19/06/2017 – Correio do Povo

Arte & Agenda

Lançamento – Conselhos para os empresários.

19/06/2017 – @redesocialzh

Rede Social por Júlia Alves

19/06/2017 – Jornal do Comércio

Afonso Ritter – Observador

Galló para o debate.

15/06/2017 – Zero Hora

Sandra Guerra lança “A Caixa-Preta da Governança” em Porto Alegre

Painel de abertura terá um debate da autora com José Galló e Eduardo Sirotsky Melzer.

14/06/2017 – Revista Gestão RH

Bom conselho

Sandra Guerra lança livro que desvenda os aspectos comportamentais dos conselhos de administração. Leia a introdução.

14/06/2017 – Época Negócios

Livros

A Caixa-preta da Governança.

13/06/2017 – Jornal do Comércio

Administração

Sandra Guerra, uma das principais autoridades brasileiras em governança corporativa, realizou 27 entrevistas com conselheiros de administração de empresas do País e do exterior e as uniu a outros 102 questionários anônimos para escrever "A caixa-preta da governança", livro prático que tem como foco os aspectos comportamentais da atuação em grupo.

13/06/2017 – Capital Aberto

Nos bastidores dos conselhos

Um novo ângulo sobre a dinâmica dos boards e sua eficácia na condução da governança empresarial.

12/06/2017 – Valor Econômico

Efeito manada predomina em conselhos de administração

Sandra Guerra diz que o equilíbrio que garante a eficácia do conselho é delicado.

07/06/2017 – Diário Indústria & Comércio

Sandra Guerra lança “A Caixa-Preta da Governança”

Autora lança uma obra fundamental para quem quer conhecer os bastidores, armadilhas e desafios enfrentados pelos conselheiros das maiores empresas brasileiras e latino-americanas.

22/05/2017 – Gazeta do Povo

A Caixa-Preta da Governança

O lançamento do livro A Caixa-Preta da Governança, de Sandra Guerra, será lançado nesta terça, às 18h30, na Livraria Cultura do Shopping Curitiba.

22/05/2017 – TED Gestão Corporativa

A Caixa-Preta da Governança

Autora lança uma obra fundamental para quem quer conhecer os bastidores, armadilhas e desafios enfrentados pelos conselheiros das maiores empresas brasileiras e latino-americanas.

20/05/2017 – Folha de S.Paulo

Cifras & Letras: lançamentos de Maio

“A Caixa-Preta da Governança”

19/05/2017 – Investimentos e Noticias

“A Caixa-Preta da Governança”

Sandra Guerra lança livro que desvenda os aspectos comportamentais dos conselhos de administração.

10/05/2017 – Executivos Financeiros

Sandra Guerra lança livro que mostra os bastidores dos conselhos de administração

10/05/2017 – Estadão

Blog Direto da Fonte

Na Frente

09/05/2017 – DCI

Opinião

A caixa-preta da governança

 Voltar ao topo

 

Vídeos

 Voltar ao topo

 

 

 

Compartilhe esta página: