Quem Somos

Nossa Equipe

A Better Governance e suas parcerias estratégicas entendem que o mais valioso ativo que oferecem é o conhecimento e a experiência de seus consultores. Nossos consultores já foram e continuam sendo administradores, tendo vivência direta em todos os aspectos relacionados ao mundo dos negócios e às questões de governança. São ainda reconhecidos autores em governança corporativa (GC) e desenvolvedores de metodologias de trabalho e conceitos inovadores, mantendo-se continuamente atualizados e na vanguarda dos vários aspectos que envolvem a GC.

Adicionalmente, nossa equipe contribui na elaboração de políticas de governança em organismos nacionais e internacionais, conhecendo o tema também a partir desse papel de agentes de mudança.

Além disso, desde dezembro de 2010, a Better Governance é reforçada por um time global por ser parceira no Brasil da Morrow Sodali, a maior consultoria mundial de governança corporativa, pedidos públicos de procuração (proxy solicitation), relações com investidores e serviços para acionistas e transações do mercado de capitais, com sedes em Londres e Nova York, escritórios em Roma, Stamford, Genebra, Madri e Paris e parceiros locais também na África do Sul, China e México.

Equipe Better Governance

LIDERANÇAS

Sandra Guerra, Sócia-fundadora

Uma das precursoras de governança corporativa no Brasil, Sandra tem atuado como conselheira e presidente de conselhos de administração desde 1995. Sua experiência reúne atuação em conselhos de empresas listadas, fechadas, de controle familiar, de controle estatal, além de organizações sem fins lucrativos no Brasil e no exterior. Com mais de 25 anos de vivência em governança corporativa, ela integrou o grupo de fundadores do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), onde foi a presidente do conselho da entidade por quatro anos, de 2012 a 2016. Foi também conselheira da International Corporate Governance Network (ICGN) por duas vezes. Desde o mestrado em Administração de Empresas pela FEA-USP (2009), seu foco de pesquisa tem sido o conselho de administração. Certificada como Conselheira de Administração pelo IBGC e como Mediadora pelo CEDR-Centre for Effective Dispute Resolution (Reino Unido). Sandra publicou em 2017 o livro “A caixa-preta da governança. Conselhos de administração revelados por quem vive dentro deles”, Editora Best Business, agora em sua 4a. edição, e “The Black Box of Governance. Boards of Directors Revealed by Those Who Inhabit Them, 2021, Routledge”.

 Voltar ao topo

Luciana Esposito, Diretora

Luciana é especializada em governança, desenvolvimento organizacional, desenvolvimento de novas gerações (Famílias Empresárias) e lideranças. É Diretora da Better Governance desde 2018. Atuou como executiva em um family office de um dos maiores grupos empresariais familiares no Brasil, desenhando e implementando a estrutura de governança da organização. Tem sólida experiência como consultora adquirida atuando por mais de 20 anos em consultorias internacionais como Artur Andersen, PwC e BanyanGlobal. Desde fevereiro de 2021 é membro da comissão de pessoas do IBGC. Economista formada pela Universidade de São Paulo, com MBA pela SDA Bocconi, Milão.

 Voltar ao topo

Valter Faria, líder da divisão de Governança e Mercado de Capitais

Valter tem mais de 30 anos de experiência em Mercado de Capitais e Relações com investidores (RI), Comunicação e Governança Corporativa. Foi o primeiro consultor de RI do país, quanto atuou como Managing Partner da Thomson Reuters para a América Latina e liderou a implantação de centenas de programas de RI e Governança desde 1997, incluindo IPO’s no Brasil e na NYSE. Atualmente lidera a prática de Investor Engagement & Capital Market para preparar conselhos e conselheiros na mitigação de riscos e criar valor ao ampliar o diálogo e desenhar estratégias para enfrentar a pressão de investidores e de stakeholders diante da crescente demanda por temas ESG.

 Voltar ao topo

Michelle Squeff, Diretora Regional Sul

Líder das práticas de Secretaria de Governança na BG desde 2019, Michelle tem atuado na concepção e implementação de estruturas, documentos e práticas de governança corporativa. Possui consolidada experiência em consultoria societária e M&A. Integra o Conselho Estadual da Mulher Empreendedora da Federasul. Atua como conselheira consultiva na www.DecorecomMaria.com e na SBDC e como conselheira fiscal na Du99 e Parceiros Voluntários (suplente). É Coordenadora Geral do Capítulo/RS do IBGC (2019-2022).

 Voltar ao topo

CONSULTORES

Rafael Liza Santos, Consultor convidado

Consultor em gestão e governança corporativa, atuando na BG desde 2010. Ao longo dos últimos anos tem atuado em projetos de planejamento estratégico e gestão baseada em valor (EVA), planos de remuneração e incentivos, alinhamento de interesses, finanças corporativas, entre outros.

 Voltar ao topo

Alessandra Polastrini, Consultora

Economista com especialização em administração financeira, Alessandra atua na BG desde 2012. Atuou por 17 anos em funções de RI (Relação com Investidores) ou financeira, em empresas como Ampla, Arteris, Vix Logística, Itaú, Telesp. Tem vivência no ambiente regulatório do mercado de capitais, integrando esquipe de análise de ofertas públicas no convênio ANBIMA-CVM. Foi Coordenadora da Comissão Técnica do Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI) e da Comissão de Mercado de Capitais – COMEC da Associação Brasileira das Companhias Abertas (ABRASCA), além de integrar o Grupo de Trabalho para acompanhamento da implantação do Relato Integrado, coordenado pelo BNDES em parceria com o International Integrated Reporting Council (IIRC).

 Voltar ao topo

Cristina Sant’Anna, Consultora

Jornalista especializada na coleta, organização e edição de dados, ocupa-se na Better Governance do tratamento dos dados qualitativos obtidos nas entrevistas individuais. Atua ainda na redação de livros e relatórios técnicos com ênfase nas áreas de administração e negócios, governança corporativa, marketing e recursos humanos.

 Voltar ao topo

Aline Moraes, Analista

Possui graduação e mestrado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia, além de cursos de especialização em Economia Aplicada pela Universidade de Vigo, em Vigo, Espanha. Analista de dados em projetos e pesquisa na área de governança corporativa. Experiência em estudos de econometria, economia industrial e direito econômico. Possui prática em pesquisas individuais e coletivas, como oferecimento de mini cursos para empresas, Universidades e Instituições Governamentais. Foi também estagiária e participou do Programa de Intercâmbio do Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência (CADE).

 Voltar ao topo

ADMINISTRATIVO

Fernanda Azevedo

Sócia da Better Governance, Fernanda é responsável por coordenar a área administrativa, englobando a gestão de marketing e das atividades financeiras da consultoria. Formada em Administração de Empresas pela FAAP (1995) e pós-graduada em Marketing pela ESPM (1997), Fernanda desenvolveu sua carreira por mais de 20 anos na área de marketing e trade marketing, onde atuou no Brasil e no exterior em empresas de distintos segmentos de produtos e serviços, dentre elas Warner Bros, Reckitt Benckiser e Zespri Brasil. Foi também executiva e diretora de contas em agências de comunicação e design gráfico.

 Voltar ao topo

Equipe Better Governance – Morrow Sodali (BGMS)

GLOBAL LEADERSHIP

John Wilcox, Strategic Advisor

John Wilcox is Chairman Emeritus at Morrow Sodali and served as the company’s Executive Chairman from 2006 through 2020. From 2003 to 2008 he was Senior Vice President and Head of Corporate Governance at TIAA-CREF, one of the world’s largest private pension systems. Prior to joining TIAA-CREF he was chairman of Georgeson & Company, the U.S. proxy and investor relations firm. During his career he has specialized in corporate governance, capital markets regulation, director education, cross-border standard-setting and investor communication. He has served on many boards and committees, including the Committee for Economic Development, NYSE Euronext, Nasdaq, The Conference Board Global Corporate Governance Center, the National Association of Corporate Directors, the Weinberg Corporate Governance Center; the American Bar Association Committee on Corporate Laws and wallstreetlawyer.com. He is a member of the Aspen Institute Corporate Values Strategy Group; the International Corporate Governance Network, where he served on the Board of Governors and chaired the Committee on Cross-Border Voting Practices; the Society for Corporate Governance; the National Investor Relations Institute. John is the author of treatises on corporate governance, proxy voting, shareholder communications and board responsibility. His articles and white papers have appeared in The London Financial Times, The New York Times, The New York Law Journal, Directors & Boards, The American Lawyer, Insights, Pensions & Investments, The Corporate Governance Advisor, the Harvard Law School Forum on Corporate Governance and Financial Regulation, the Journal of Law and Contemporary Problems and other professional publications and blogs. He has testified before Congress and regulatory agencies in markets around the world on matters relating to securities regulation and is on the faculty of a variety of director education programs. John received a B.A. from Harvard College, where he was a member of Phi Beta Kappa, an M.A. from the University of California, Berkeley, where he studied as a Woodrow Wilson Fellow, a J.D. from Harvard Law School and an LL.M degree from New York University Graduate School of Law.

 Voltar ao topo

LATAM TEAM

Agnes Blanco Querido – Senior Director, Brazil

Agnes fica baseada em São Paulo, de onde lidera o desenvolvimento de negócios da Morrow Sodali no Brasil. Ela é responsável pelas operações e estratégia da Morrow Sodali no país com forte foco no atendimento ao cliente e na assessoria estratégica aos conselhos e administradores principalmente de empresas de capital aberto. Especialista em relações com investidores, assuntos corporativos e ESG, com mais de 15 anos de experiência, ela é bem versada em lidar com Boards, C-Suite e investidores em todo o mundo. Agnes tem uma profunda compreensão dos mercados globais de capitais, bem como ampla experiência em transações de mercado de capitais, situações contestadas, ofertas de ações e dívidas, e muitas campanhas de assembleia geral bem sucedidas, incluindo grandes transações como fusões de Suzano/Fibria, Linx/Stone, Grupo Notredame Intermédica/Hapvida, OPA da EDP Br pela Celesc; campanhas de defesa como a AES Tietê e transação de partes relacionadas como Klabin. Além de ampla experiência em campanhas de ativismo como a Gafisa, Vale e Petrobras. Antes de ingressar na Morrow Sodali, trabalhou como relações com investidores tanto em grandes empresas listadas quanto em private equity e como consultora, em diversos setores diferentes (bancário, metais e mineração, imobiliário e FMCG) e geografias como Europa, Reino Unido, EUA e Brasil. É Bacharel em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e tem MBA pela IE Business School (Madrid) e certificação em Conselheiro de Inovação pela Gonew.co.

 Voltar ao topo

David Risser – Managing Director, Nestor Advisors

David é diretor executivo da Nestor Advisors, empresa Morrow Sodali com foco em governança, eficácia do conselho e design organizacional. David tem assessorado a Nestor Advisors desde 2003 e é seu embaixador do Pacto Global da ONU. Ele adquiriu vasta experiência em ESG em mercados desenvolvidos e emergentes, realizando revisões e análises de governança e eficácia do conselho, consultoria política e pesquisa para bancos, empresas listadas e/ou familiares, empresas de private equity, empresas estatais, governos, bancos centrais, organizações internacionais e supervisores de mercado. David leciona regularmente na Bolsa de Valores de Londres e em vários Institutos de Administração e é membro do Grupo de Trabalho de Governança Corporativa MENA da OCDE. Antes de ingressar na Nestor Advisors em 2003, David estabeleceu e gerenciou o Departamento de Estudos Econômicos da RSM Salustro Reydel (hoje KPMG) para a região centro leste da Europa (CEE). David era membro do conselho de empresas privadas e administrador de uma organização internacional sem fins lucrativos. David possui um diploma de pós-graduação em Banking, Finance and International Economics, com Honors magna cum laude da EM Lyon e da University Lumière of Lyon. Possui certificado de garantia de gestão de riscos (CRMA) do Instituto de Auditores Internos e da London Business School sobre a gestão de empresas do futuro.

 Voltar ao topo

Peter Taylor – Special Advisor, ESG

Peter Taylor é Conselheiro Especial da Nestor Advisors, com um foco especial em assessorar empresas sobre a governança da E&S (ambiental e social). Por mais de 20 anos, Peter combinou uma carreira de investimento com um papel de especialista em ESG, tanto no setor de gestão de ativos como gestor de portfólio na International Finance Corporation como consultor de reguladores de valores mobiliários, bolsas de valores e empresas. Anteriormente, a experiência de Peter inclui: 14 anos na Aberdeen Standard Investments: Investments: Investment Director, Londres (2020), Head of Investments, Brasil (2016-2020), Senior Investment Manager & Head of Corporate Governance, London (2011-2016), Investment Manager & Head of Corporate Governance, Cingapura (2007-2011); Membro do Departamento de Governança Corporativa do IFC de 1999 a 2007. Peter se formou em Filosofia, Política e Economia (EPIs) pela Universidade de Oxford. Graduou-se pela Escola de Estudos Internacionais Avançados (SAIS) da Universidade Johns Hopkins, onde se formou com Distinção, concentrando-se em Economia Internacional e Direito Internacional. Ele é um charterholder CFA.

 Voltar ao topo

Alexandra Vicoso, Senior Relationship Manager

Alexandra é responsável pelo desenvolvimento dos negócios da Morrow Sodali no mercado português, além de apoiar o desenvolvimento do mercado brasileiro. Com mais de vinte anos de experiência em banco de investimentos, com ênfase em vendas e produtos estruturados, ela construiu com sucesso e liderou equipes de alto desempenho que consistentemente superaram as expectativas ao longo dos anos. Atuou como Head of Structured Products no Itau BBA International, abrangendo mercados norte-americanos, europeus e latino-americanos. Mais cedo, foi diretora executiva, Head of Structured Products, do Banco Itau Europe, em Lisboa, onde foi responsável pelo fornecimento de produtos estruturados para investidores institucionais e clientes corporativos (2001-2012).

 Voltar ao topo

Pia Gowland – Director, Debt Services

Pia é responsável pela gestão e execução dos serviços relacionados à dívida da nossa empresa nas Américas. Baseada entre Buenos Aires e Nova York, Pia é especializada em assessorar empresas e emissores de títulos soberanos sobre como se comunicar efetivamente com seus investidores de renda fixa. Possui vasta experiência em diversas transações no mercado de capitais, bem como na identificação de investidores. Antes de ingressar na Morrow Sodali, Pia foi Chefe de Serviços de Renda Fixa na UK FTSE 100 Company Capita Plc. Anteriormente, ela foi diretora do escritório de Londres de uma empresa especializada em comunicações com detentores de títulos e também trabalhou para Georgeson em sua divisão de Buenos Aires. Pia esteve envolvida como Agente de Informação, Câmbio e Licitação em diversas reestruturações de dívida de alto perfil, incluindo as transações lançadas pela República da Argentina, República Helênica, República do Uruguai, Santander, BBVA, APP Pulp and Paper, Arpeni, Schefenacker, entre outras.

 Voltar ao topo

 

 

Compartilhe esta página: