Nossa Visão de GC

Conselho de Administração

O conselho de administração (CA) é o eixo central do modelo de governança corporativa (GC) de uma organização: recebe poderes delegados pelos donos (acionistas / proprietários) e age em nome deles, sendo o principal elo entre a diretoria executiva e os demais partes interessadas (stakeholders).

O CA tem, entre seus papéis fundamentais: deliberar sobre os rumos estratégicos do negócio, supervisionar o desempenho da organização e seus executivos, além de fornecer orientação e aconselhamento a esses gestores.

Como principal fórum de tomada de decisão, a composição, os papéis, os processos de funcionamento e do CA e a dinâmica e nível de monitoramento de eventuais vieses, estão entre os primeiros elementos que devem ser analisados para a determinação do estágio de maturidade da governança de uma empresa.

 

Saiba mais

Outras informações sobre nossa visão sobre o Conselho de Administração podem ser encontradas nos livros¹, nos artigos e dissertação de mestrado de Sandra Guerra, sócia fundadora da Better Governance.

 

¹ A Caixa-Preta da Governança. Conselhos de administração por quem vive dentro deles. 2021. 4ª. Edição. Best Business
The Black Box of Governance. Board of Directors revealed by Those Who Inhabit Them. 2021. Routledge.

 

Compartilhe esta página: