Quem Somos

Nossa Equipe

A Better Governance e seus parceiros entendem que o mais valioso ativo é o conhecimento e a experiência de seus consultores. Nossos consultores já foram e continuam sendo administradores, tendo vivência direta em todos os aspectos relacionados ao negócio e às questões de governança. São ainda reconhecidos autores em governança corporativa, estando assim atualizados a respeito dos últimos achados sobre os vários aspectos de GC.

Adicionalmente, nossa equipe contribui na elaboração de políticas de GC em organismos nacionais e internacionais, conhecendo o tema também a partir desse papel de agentes de mudança.

Além disso, desde dezembro de 2010, a Better Governance é reforçada por um time global por ser representante no Brasil da Morrow Sodali, a maior consultoria global de governança corporativa, pedidos públicos de procuração (proxy solicitation), relações com investidores e serviços para acionistas e transações do mercado de capitais, com sedes em Londres e Nova York, escritórios em Roma, Stamford, Genebra, Madri e Paris e parceiros locais também na África do Sul, China e México.

Navegue por aqui:

Equipe Better Governance

Sandra Guerra

Sócia-diretora da Better Governance, Sandra Guerra tem atuado como conselheira e presidente de conselhos de administração em empresas listadas ou fechadas desde 2005. Com seus 21 anos de vivência em governança corporativa, participou da introdução do conceito de sua aplicação no Brasil, ao integrar o grupo de fundadores do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), onde por quatro anos foi a presidente do conselho da entidade. Por duas vezes, foi também conselheira da International Corporate Governance Network (ICGN). É graduada em Comunicação pela Universidade Paulista e mestre em Administração de Empresas pela FEA-USP (2009), além de ser certificada como Conselheira de Administração pelo IBGC e como Mediadora pelo CEDR-Centre for Effective Dispute Resolution (Reino Unido). Seu foco de pesquisa tem sido o conselho de administração, órgão máximo de governança, que, sob as lentes da abordagem comportamental, também assume protagonismo como tema de seu livro “A Caixa-Preta da Governança. Conselhos de Administração revelados por quem vive dentro deles”.

 Voltar ao topo

Alessandra Polastrini, Consultora

Consultora em projetos de governança corporativa, membro da Comissão Técnica do Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (Ibri) e integrante do Grupo de Trabalho para acompanhamento da implantação do Relato Integrado, coordenado pelo BNDES em parceria com o International Integrated Reporting Council (IIRC). Fez parte da equipe de análise de ofertas públicas no âmbito do convênio firmado entre a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Também atuou na área de desenvolvimento de empresas da B3 (BM&FBovespa) e nas áreas financeira e de relações com investidores de companhias dos setores de telecom, energia e logística. Possui graduação em Ciências Econômicas e especialização em Administração Financeira e Contábil pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), além de MBA em Gestão Econômica e Financeira de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

 Voltar ao topo

Cristina Sant’Anna, Consultora

Jornalista especializada na coleta, organização e edição de dados, ocupa-se na Better Governance do tratamento dos dados qualitativos obtidos nas entrevistas individuais. Atua ainda na redação de livros e relatórios técnicos com ênfase nas áreas de administração e negócios, governança corporativa, marketing, recursos humanos, empreendedorismo, sustentabilidade, redes e mídias sociais. Até 2009 atuou como profissional de Comunicação Corporativa em empresas de grande porte, como Itaú, Banco Real ABN AMRO, TIM Brasil, Sonae e Santander. Formada em Comunicação pela USP, tem especialização em Administração e Marketing pela FGV (CEAG).

 Voltar ao topo

Rafael Liza Santos, Consultor convidado

Consultor em gestão e governança corporativa. Ao longo dos últimos anos tem atuado em projetos de planejamento estratégico e gestão baseada em valor (EVA), planos de remuneração e incentivos, alinhamento de interesses, finanças corporativas, entre outros. Seus principais setores de atuação incluem telecomunicações, mídia e internet, contact centers e BPO, logística, varejo e ensino. Sua produção acadêmica inclui artigos publicados no Brasil e exterior, focados na área de governança, conselhos de administração e conflitos de interesse. Recebeu o Prêmio IBGC/Itaú-Unibanco de Melhor Artigo em Governança Corporativa em 2007, Melhor Artigo da Revista Brasileira de Finanças em 2008 e a 3º colocação no Congresso Internacional de Governança Corporativa do IBGC em 2010. Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (FEA-USP), além de cursos de especialização em Economia Aplicada pela Université Paris-Dauphine, em Paris, França.

 Voltar ao topo

Rodrigo Pecchiae, Consultor convidado

Como consultor, atende principalmente sociedades por ações de capital aberto e/ou fechado, multinacionais e organizações não governamentais, com objetivo de construir e colocar em prática estruturas de Governança Corporativa. Tem experiência na dinâmica das reuniões e no diagnóstico e avaliação de todo o processo de tomada de decisão que leve em consideração os fatores ESG (Enviromental, Social and Governance), fundamentais para uma organização sustentável. Advogado, com especialização em Direito Societário e pós graduação em Administração de Empresas. Atua como Secretário de Conselho há mais de 10 anos, tanto em empresas de capital aberto, como fechado.

 Voltar ao topo

Equipe Morrow Sodali – Better Governance (MSBG)

Borja Miranda, Director – Spain and Latin America

Borja é Gerente de Projetos em países de língua espanhola e portuguesa. Além do dia-a-dia das atividades de gerenciamento de projeto, ele é o principal responsável por entender as necessidades do cliente e transferi-las para o time de operações (e vice-versa). Graças a seus oito anos de experiência no setor de bancos e no back-office de gestão de projetos em consultoria líder, ele apresenta todas as habilidades necessárias para conectar-se com instituições financeiras e promover o correto entendimento e coordenação entre os agentes envolvidos no processo.

 Voltar ao topo

Francesco Surace, Assessoria de Governança Corporativa

Francesco faz parte da equipe de Governança Corporativa focada em questões relacionadas à governança corporativa, novas regulamentações, remuneração de executivos, reuniões anuais e relações e políticas dos proxy advisors. Francesco possui licenciatura em Direito pela Universidade de Perugia e dois mestrados em Corporate Law pela Universidade Bocconi e em Business and Company Law pela LUISS Guido Carli. Francesco seguiu diretamente diversos projetos de governança corporativa, incluindo a transformação do sistema dualista de Intesa San Paolo para o sistema monista. Ele tem um forte conhecimento das melhores práticas na composiçao do conselho de administraçao e uma vasta experiência em sistema de votação por chapa, tendo seguido a renovação do conselho de algumas das mais importantes companhias italianas. Francesco colabora com a Comissão de Remunerações da ICGN sobre a matriz de remuneração da ICGN para o mercado italiano. Antes de ingressar na Morrow Sodali, Francesco trabalhou em vários escritórios de advocacia no domínio do direito das sociedades e do governo das sociedades e realizou um estágio de seis meses no Parlamento Europeu na ITRE, uma comissão ENVI, em Bruxelas.

 Voltar ao topo

Gabriela Freire, Associate

Gabriela faz parte da Equipe de Operações desde 2014 em Morrow Sodali. Durante esses anos, esteve envolvida em cerca de 15 mandatos no mercado brasileiro, incluindo ações societárias, solicitação de procura ordinária e contestada, avaliação de governança e ofertas públicas de aquisição de ações. Gabriela fala português, italiano e inglês e está dando suporte em todos os aspectos operacionais relacionados aos mercados brasileiro e português. É formada em Economia e Finanças e possui Mestrado em Economia e Finanças com especialização em Bancos e Intermediários Financeiros. Antes de ingressar na Morrow Sodali, Gabriela adquiriu experiência como Analista de Crédito.

 Voltar ao topo

Daniel Monteiro, Operations

Daniel é cidadão brasileiro, trabalhou e estudou por vários anos no Brasil, Dinamarca e na Itália. Na Morrow Sodali há 2 anos, faz parte da equipe de operações de renda fixa e mercado acionário Latino Americano. Daniel é formado em Administração e possui um mestrado em Economia Aplicada. Ele fala fluentemente português, inglês e italiano. Antes de se unir á Morrow Sodali, Daniel trabalhava como trader, negociando ações e derivativos para uma empresa de negociação proprietária incorporada em Chicago.

 Voltar ao topo

Giulio Pediconi, Sócio-Fundador e Diretor Gerente

É responsável pela coordenação das atividades comerciais da empresa. Atua na área de proxy solicitation e resposta aos acionistas desde 2002, onde foi responsável pela abertura e desenvolvimento da GS Proxibérica em Espanha, Portugal, Argentina e Brasil. Anteriormente, tinha sido designado para desenvolvimento de negócios e internacionalização em Espanha, Bélgica, França e em países emergentes, onde geriu projectos de assistência técnica financiados pela União Europeia e outras organizações multilaterais na América Latina, no Médio Oriente e na antiga União Soviética. Formou-se em MBA no IESE (Barcelona).

 Voltar ao topo

John Wilcox, Presidente do Conselho

De 2005 a 2008, atuou como vice-presidente sênior e diretor de governança corporativa da TIAA-CREF, um dos maiores sistemas de previdência privada do mundo. Antes de ingressar na TIAA-CREF, foi presidente da Georgeson & Company, empresa americana de proxy e relações com investidores. Durante sua carreira, ele se especializou em governança corporativa, regulamentação de mercados de capital, educação de diretores, definição de padrões cross-border e comunicação com investidores, fornecendo expertise em perspectivas corporativa e de acionistas. O Sr. Wilcox é um administrador do Committee for Economic Development, um administrador da Woodrow Wilson National Fellowship Foundation e co-presidente de ShareOwners.Org. Ele é membro de vários conselhos consultivos, incluindo: NYSE Euronext, NASDAQ, o Conference Board Global Corporate Governance Center, o National Association of Corporate Directors, o Weinberg Corporate Governance Center e wallstreetlawyer.com. Seus outros memberships incluem: o Aspen Institute Corporate Values Strategy Group; International Corporate Governance Network, onde atuou no Conselho de Governadores e preside o Comitê de Práticas de Votação Cross-Border; Society of Corporate Secretaries and Governance Professionals; o National Investor Relations Institute; o American Bar Association Committee on Corporate Laws. Ele é o autor de tratados sobre a votação por procuração e as comunicações com os acionistas e seus artigos têm aparecido no The London Financial Times, The New York Times, The New York Law Journal, The American Lawyer, Insights, Pensions & Investments, The Corporate Governance Advisor, Directors & Boards, the Journal of Law and Contemporary Problems e outras publicações e blogs profissionais. Ele testemunhou perante o Congresso e agências reguladoras sobre assuntos relacionados com a regulamentação de valores mobiliários e está no corpo docente de uma variedade de programas de educação de diretores. O Sr. Wilcox recebeu um B.A. do Harvard College, onde foi membro da Phi Beta Kappa, um mestrado da Universidade da Califórnia, em Berkeley, onde estudou como um Woodrow Wilson Fellow, um JD da Harvard Law School e um LL.M da New York University Graduate Graduate School of Law. Ele é membro do American and New York Bar Associations.

 Voltar ao topo

Equipe Arap, Nishi & Uyeda – Better Governance

Massami Uyeda Junior, Sócio-Fundador

Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo – USP, São Paulo (1991); em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, São Paulo (1993), e especializado em Direito Empresarial. Foi Assessor Jurídico da CBPO (1992/1997). Advogado associado estrangeiro no Clifford Chance – Nova Iorque (1997/1998). Assessor Jurídico da Odebrecht Serviços de Infraestrutura S.A. (1998/1999). Diretor Jurídico da CCR S.A. (1999/2008). Admitido na OAB/SP em 1992. Paralelamente, Uyeda Junior foi membro da Comissão de Arbitragem e é membro da Comissão de Direito Bancário da OAB/SP. Foi ainda membro dos Conselhos de Administração de Nova Dutra, AutoBan, ViaOeste, Rodonorte, ViaQuatro e ViaFácil/CGMP (2000/2008), membro do Conselho Consultivo do Grupo Itapemirim (2009-2013), membro do Conselho Fiscal da Renuka do Brasil (2012/2015) e membro do Conselho Consultivo do Grupo Encalso/Damha (desde 2016).

 Voltar ao topo